domingo, 11 de abril de 2010

VISÃO AMPLA



Ao sairmos na terça, a Fernanda e eu Natassia, pudemos ter uma pequena percepção do que a faculdade tem causado nos entornos (quando digo pequena, é porque é só a nossa ida). E vimos que nos comércios alimentícios do Carrefour, o RU causou grande impacto e diminuição da clientela para esses comerciantes, com exceção de um comercio que não foi gentil ao responder nossas perguntas e disse que não causou impacto nenhum, que os clientes continuam os mesmos.

(vai saber, né? Penso eu que eles não queriam nos ajudar e responderam qualquer coisa, tanto que o próprio dono foi muito grosseiro e nos mandou perguntar nos outros estabelecimentos – eu acho que ele pensou que a gente já não tinha pensado nisso ¬¬)

Mas em outro estabelecimento, num especiíico, eles disseram que as vendas na verdade não mudaram em nada, e de tempos em tempos, a clientela sobe – esse caso é o da cafeteria.

(Acho que o pessoal vai almoçar no RU e depois vai pra lá tomar um cafezinho pra acordar e poder assistir as aulas da tarde; eu Natassia, faço isso pelo menos =)

Subindo a rua Oratório, passando a Caex e parando numa papelaria de esquina, a dona nos disse que a faculdade nem os caminhões das obras causaram impacto ou perturbação por lá. Na verdade, o que causa muito transito e muito barulho são os caminhões que vão descarregar no Carrefour (mas essa não é nossa área, né?)

Então perguntamos se os alunos vão comprar na loja dela (o forte de vendas é perfumaria, apesar de ser uma papelaria – vende de tudo - desderelógios, presentinhos básicos à cestas de café da manhã). Ela nos disse que são pouquíssimos alunos que vão comprar, uma coisa ou outra pra dar de presente pra mães ou namorados(as); ela esperava que com a faculdade e repúblicas perto da loja dela, o número de vendas aumentasse, mas não foi o que aconteceu. Com esse ponto de vista e a realidade dela, pude perceber que já naquela região da rua, a faculdade não causa nenhum impacto mais, é nulo, o que causa algum impacto são os alunos da faculdade, mas é um impacto baixíssimo, quase nulo.

Não estou fazendo propagando das lojas, mas é pra mostrar que essa papelaria ,mesmo perto da faculdade e quase do lado da caex, que é um estabelecimento lotado de alunos da faculdade, pra ela, os alunos quase não faz diferença nenhuma. Posso chamar assim de 8 / 80. Na caex a clientela subiu 50% das vendas (segundo os dados fornecidos pela supervisora), ou seja, 80; e na papelaria 8, diferença de 1% (segundo dados fornecidos pela dona).

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